teologia para leigos

12 de julho de 2012

TRANSPORTES «PÚBLICOS» PRIVADOS?


PASSEdescontos para estudantes acabam
depois da redução dos descontos, o governo acaba de vez com os mesmos

Sérgio Monteiro


Os estudantes entre os 4 e os 23 anos vão deixar de ter direito a partir do próximo ano lectivo à redução de 25% nos passes, passando a ter acesso apenas ao desconto previsto para as famílias de menores rendimentos.

A confirmação foi dada por Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O responsável explicou que a partir de Setembro «terminará a subsidiação transversal» que existe actualmente nos passes 4_18 e sub23. (…) passando a existir descontos em função do rendimento do agregado familiar.





Em Fevereiro, o governo já tinha reduzido o desconto nestes passes, assim como nos títulos para reformados, de 50% para 25%.





Com o fim dos descontos para estudantes, os novos preços que terão de ser pagos para estes utentes representarão subidas de nove euros ou mais por título mensal. (…)

Na última ronda de aumentos nos custos de andar de transportes públicos, Sérgio Monteiro impôs também subidas médias de 10,5% nos títulos mais baratos, com a versão do Social+ para reformados, pensionistas e desempregados que ganhem menos de 503 euros por mês a disparar 8,5% no caso do passe Metro/Carris, 10% no caso do L1 e 11% no caso do passe L12, ou dois, três quatro e cinco euros, respectivamente.

Jornal i
12 Julho 2012, p. 8
F.P.C. com Lusa