teologia para leigos

23 de agosto de 2012

CRISTIANISMO - PRIMEIROS SÉCULOS [J A ESTRADA]


OS PRIMÓRDIOS DO CRISTIANISMO
- como tudo começou






«A evolução de Jesus até à Igreja’ está marcada por três acontecimentos que sinalizam descontinuidades e roturas.
Por um lado, há que atender à relação entre Jesus e as incipientes comunidades. Quero dizer, há que prestar atenção à contribuição de Jesus para o cristianismo, ainda que, estritamente, ele não tenha fundado nenhuma igreja.
Por outro lado, há que ter em conta as diferenças entre o ramo cristão palestiniense e o ramo helenista, este preponderante nas colónias judaicas do Império romano.
Finalmente, há que estudar as relações internas entre comunidades judeo-cristãs (com os seus dois ramos palestiniense e helenista) e as igrejas gentílicas, isto é, igrejas de maioria não judaica.

O cristianismo baseia-se numa dupla divisão dualista: judeus e pagãos (dentro do Império) e palestinienses e helenistas (dentro do judaísmo). Estes três âmbitos de demarcação (Jesus e as comunidades; as relações entre comunidades judeo-cristãs; e as relações destas com as de maioria pagã) estão, por sua vez, vinculadas a duas roturas temporais.
Por um lado, a que se produziu com a morte de Jesus e o anúncio da ressurreição, o que marcou um antes e um depois para a comunidade, aí pelos anos 30.
Por outro, a primeira guerra judaica (66-70), que estabeleceu uma cesura fundamental no mundo hebreu, mas também no movimento cristão que se desligará daquele.
Deve acrescentar-se um terceiro acontecimento importante: a segunda guerra de 131-135 contra o César romano, que afundará definitivamente o povo judeu e, com ele, a igreja de Jerusalém, e que fez inclinar o prato da balança, definitivamente, para o lado dos pagãos.» (…)





Assim começa o trabalho do padre Juan Antonio Estrada sj, Catedrático de Filosofia na Universidade de Granada, sobre «As Primeiras Comunidades Cristãs», que aqui deixamos (parcialmente apenas – somente 46 páginas) em língua portuguesa, e que abarca «Jesus e a sua comunidade de discípulos», «Como surgiu a Igreja?», «A rotura com o Templo e com o sacerdócio judaico», «Cristianismo Primitivo - 3 centros de irradiação», «Origem e evolução dos cargos na Igreja», «As lutas pela supremacia na Igreja», «Aspectos sociais e organizativos das comunidades», etc.