teologia para leigos

27 de julho de 2011

EXTREMA-DIREITA E EUROPA EM CRISE




Polícias estão atentos
à extrema-direita em Portugal



Profanação de cemitério norueguês por neo-nazis


A recente filial (chapter) dos Hells Angels Motor Club (HAMC) em Portugal – HAMC Darkland, sul de Lisboa –, reconhecida pela casa mãe a 14 de Maio de 2011, e a criação, em 2010, da HAMC Silvercoast-Aveiro, aceite a 7 de Março de 2010 – são uma indicação de que os movimentos ideologicamente conotados com a extrema-direita estão para ficar em Portugal.

Actualmente, apenas os Hammerskins (PHS-Portuguese Ammerskins), liderados por Mário Machado, e alguns grupos de motociclistas como os Road Wolves, além dos Hell Angels, estão verdadeiramente activos no nosso país, com destaque para estes últimos. Em Portugal, os HAMC têm cinco filiais – Darkland, Silvercoast, Lisbon (Lisboa), Southside (Setúbal) e Nomads (Algarve), mas na Europa são 182 chapters.

A Europol confirmou ao jornal i que estes grupos classificados como Outlaw Motorcycle Club Gangs (OMCG), «estão presentes em Portugal» e referem, num relatório de 2011, que a Europa é o continente com o maior aumento de filiais de OMCG, com destaque para os Bandits e os Hells Angels.

Os nacionalistas e simpatizantes da extrema-direita continuam a organizar-se em fóruns na internet e numa série de blogs de tendências mais ou menos radicais. Um ramalhete que as forças de segurança não consideram preocupante. Por exemplo, a tentativa de trazer o movimento supremacista norte-americano Volksfront para Portugal foi bem sucedida (o movimento apenas se expandiu para Espanha, Portugal, Alemanha, Austrália e Canadá), mas actualmente já só restam meia dúzia de membros. (…)

Outra preocupação das autoridades é o Partido Nacional Renovador (PNR). Apesar de o seu líder, José Pinto Coelho, negar qualquer relação com extremismos, a Polícia Judiciária tem identificados vários activistas do PNR suspeitos de actividades relacionadas com grupos radicais, como é o caso de um candidato autárquico do PNR, de um dirigente da juventude e do Conselho Nacional, todos do PHS (PHS-Portuguese Ammerskins).

Segundo se lê no último relatório de segurança interna, «continua a ser notada a actividade de entidades e indivíduos que defendem perspectivas ideológicas extremistas, fundadas na violência política sobre o sistema e, no caso da extrema-direita skin-head neonazi, do racismo e da xenofobia

Augusto Freitas de Sousa, jornalista
Publicado em Jornal-i, 27:VII:2011, p.17