teologia para leigos

17 de maio de 2011

JESUS É MAIOR QUE A IGREJA

Não esqueçais Jesus






Após a ‘última ceia’, Jesus começa a despedir-se dos seus: já não estará muito mais tempo com eles. Os discípulos ficam desconcertados e impressionados. Ainda que não lhes diga claramente, todos intuem que em breve a morte o arrebatará da sua companhia.

Que será deles sem Ele?

Jesus sente-os abatidos. É o momento de fortalecer-lhes a fé ensinando-os a crer num Deus de maneira diferente: «Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim.» [Jo 14] (…) Jesus desvela-lhes um horizonte novo. A Sua morte não irá fazer naufragar a sua fé. (…) Ele não os esquecerá. Seguirá pensando neles. Preparará um lugar na casa do Pai e um dia virá para os levar consigo. Então, ficarão, finalmente, juntos para sempre!

Aos discípulos, é-lhes difícil acreditar em algo tão grandioso.

(…) São, hoje, muitos os homens e as mulheres que ficaram sem vias de cesso a Deus. Não são ateus. De modo consciente, nunca expulsaram Deus das suas vidas. Nem eles mesmos sabem, verdadeiramente, se acreditam ou não. Simplesmente, deixaram a Igreja porque não encontraram nela um caminho atraente que os levasse, com prazer, até ao mistério último a que os crentes chamam “Deus”.

Ao abandonar a Igreja, alguns abandonaram, ao mesmo tempo, Jesus.
A partir destas modestas linhas, quero-lhes dizer algo que muitos de vós entendeis perfeitamente. Jesus é bem maior que a Igreja. Nunca confundais Cristo com os cristãos. Não confundais o seu Evangelho com os nossos sermões. Ainda que abandoneis tudo, não fiqueis sem Jesus. N’Ele encontrareis o caminho, a verdade e a vida que nós não soubemos mostrar. Jesus pode surpreender-vos!

J A PAGOLA
[Jo 14:1-12]
IN: blog de JAP: ‘BUENAS NOTICIAS’