teologia para leigos

3 de maio de 2011

O «MOVIMENTO JESUS» - QUE SIGNIFICA?


 
Seguir a Jesus

Jesus não deixou atrás de si uma «escola», ao jeito dos filósofos gregos, para que se fosse aprofundando a última dimensão da realidade. Também não pensou em nenhuma instituição que assegurasse no mundo a verdadeira religião. Jesus deu início a um movimento de «seguidores» que se encarregariam de anunciar e desenvolver o projecto do «reino de Deus». Foi daí que nasceu a Igreja de Jesus. Por isso, não há nada tão importante para nós como renovar incessantemente, dentro da Igreja, o seguimento fiel da sua pessoa. Seguir Jesus é aquele específico que nos torna verdadeiramente ‘cristãos’.

Embora por vezes nos esqueçamos, é essa a primeira opção dos cristãos: seguir a Jesus. Essa decisão mudaria tudo. Seria começar a viver de maneira diferente: a fé, a vida, a realidade de cada dia. Seria encontrar, finalmente, o eixo, a verdade, a razão de viver, o caminho.

Seria poder viver dando um conteúdo real à adesão a Jesus: crer no que cria; viver o que ele vivia; dar importância àquilo que ele dava; interessar-se por aquilo que ele se interessava; tratar as pessoas como ele as tratava; ver a vida como ele a via; rezar como ele rezava; contagiar a esperança como ele a contagiava.






Eu bem sei que é possível seguir a Jesus por diversos caminhos. (…) Mas há certos traços que são fundamentais e que não podem faltar num verdadeiro seguimento de Jesus. Vou indicar alguns.

1.   Seguir Jesus implica pôr os pobres no centro do nosso olhar e do nosso coração; situar-nos na perspectiva dos que sofrem, fazer nossos os seus sofrimentos e as suas aspirações, assumir a sua defesa.


2.   Seguir Jesus é viver com compaixão: deitar fora a indiferença, não viver só de abstracções e de princípios teóricos, mas aproximarmo-nos das pessoas na sua situação concreta.


3.   Seguir a Jesus exige a promoção do acolhimento: não viver com mentalidade de seita, não excluir nem ex-comungar, fazer nosso o projecto integrador e inclusivo de Jesus, derrubar fronteiras e construir pontes, eliminar a discriminação.






4.   Seguir a Jesus é assumir a crucifixão pelo Reino de Deus: não evitar a nossa identificação, nem o nosso empenhamento por medo das consequências dolorosas, carregar com o peso do «anti-reino» e tomar a cruz de cada dia em comunhão com Jesus e com os crucificados da terra.


5.   Seguir a Jesus é confiar no Pai comum, invocar o seu nome santo, pedir a vinda do seu reino e semear a esperança de Jesus contra toda a esperança.


J A Pagola


[fotos : (1) - Memorial ao Holocausto, centro interpretativo subterrâneo, Berlim; (2) - idem, angustiante Carta de deportada (3) Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, 'Igreja da Memória', destruída em 1943, de que restou apenas a Torre da fachada muito danificada; em 1961, Egon Eiermann desenhou uma nova igreja octogonal, separada da do séc. XIX, em vidro azul com uma nova torre sineira hexagonal que se ergue no local da antiga nave principal da igreja destruída]