teologia para leigos

10 de novembro de 2010

NA VALETA, COM JESUS DE NAZARÉ

«naosounada@hotmail.com» mas podia ser pior…

Vivo na rua, sou um dos novos sem-abrigo, não sou um drogado, não sou alcoólico, não tenho problemas com a justiça. Então, como é que eu vim parar a esta situação? Há dez anos, tinha um bom emprego, era encarregado de uma empresa de construção. O salário nem era alto…, mas chegava para as necessidades: Depois, a empresa encerrou, passei a trabalhar a recibos-verdes e a minha situação económica começou lentamente a degradar-se, nem sempre havia trabalho mas as contas para pagar sempre foram as mesmas, o dinheiro começava a não chegar, e agora com esta crise económica onde é que está o trabalho mesmo mal pago?
Se não tenho trabalho, não há dinheiro, não tenho direito a um subsídio de desemprego, também não tenho uma retaguarda familiar que me possa apoiar, então fui despejado da casa onde morava, ficaram-me lá todos os haveres, até o vestuário e o material escolar… Sim, porque eu afinal não sou um sem-abrigo qualquer! Em regime pós-laboral eu ia-me entretendo com uma licenciatura em Engenharia Civil! Afinal, até frequentei o Ensino Superior! Mas sem dinheiro… KO! Fui para a rua! Desde a Páscoa de 2010 que não sei o que é dormir sossegado, não tenho direito a uma cama, durmo dentro de um velho carro que vou mudando de estacionamento em estacionamento, só para afastar a curiosidade. O carro é pequeno, não dá para dormir lá muito confortável, mas no princípio era mais difícil,, doía-me o corpo, depois começou a melhorar porque o corpo começou a habituar-se (já se reflecte na minha postura, ando mais curvado…), mas podia ser pior…, um vão de escada, por exemplo!
Agora já está mais frio! Custa muito a passar a noite (cada dia que passa a tosse aumenta), mas ainda dá para aguentar, a roupa… bem tento lavar numa barragem perto mas às escondidas… tomar banho… é o que ainda me é mais difícil: no Verão, tinha a albufeira, mas agora com este frio… muito difícil! Quanto às refeições, como quando posso… mas felizmente agora posso dizer «nunca vou prà cama com fome»… Não tenho cama! Bem, mas enquanto houver fruta por aí… Psicologicamente, era bastante forte, só por isso é que ainda não entrei em depressão, mas também já não sou o que era, por vezes, já tenho umas crises de desespero, mas não vou para já desistir… Além disso, sou de uma terra em que dizem haver qualidade de vida e também há quem em campanha diga ter «Paixão pela Terra»… Já não me lembro de fazer uma coisa tão banal que é: após um dia de trabalho, chegar a casa, tomar um banho quente, sentar no sofá, ver televisão, e depois dormir numa aconchegante cama!
PS.: Sobrou-me um portátil dá para navegar na net em qualquer hotspot…
Ninguém sou
naosounada@hotmail.com


[transcrição, respeitando toda a grafia, de uma carta-de-leitor titulada «Sou um dos novos sem-abrigo…», in Jornal de Notícias, ‘PÁGINA DO LEITOR’, 09:XI:2010, p. 41]