teologia para leigos

11 de novembro de 2010

SOLIDARIEDADE OBSCENA

Help me…


Distrito de Braga – realidade “clara e direita”…

Novos pobres/2010: + 24.000 famílias [com 2/4 membros]
571 Empresas encerradas em 2010 [mais 52,7% que em 2009]
660.000 Desempregados
Encerram, por dia, 3 empresas [3 vezes mais que em 2009]

U.E. – ajuda comunitária

Programa da UE com defeitos [regras apertadas] “exporta” «produtos alimentares pouco saudáveis», excedentes na EU, para países carenciados. Exemplo: 29% do cabaz é composto por pacotes de manteiga, sobremesas de baunilha e sobremesas de queijo com morango!!! (fonte: Jornal de Notícias, 10:XI:2010, p. 4-5) Carne, azeite, enlatados e peixe não há. Em contrapartida há pacotes de leite achocolatado... O Programa destina-se a famílias com rendimentos per capita só até 189,52 euros (depois de deduzidas despesas com renda de casa, medicamentos, água, luz e gás). «Cristina» (nome fictício) está desempregada, tem 46 anos, marido e 2 filhos; depois de pagar a renda, com o vencimento do marido, fica com 75 euros – sobrevive de cabazes como este, na Amadora. «Não há como dar a volta», diz.

Câmara de Paredes

Câmara de Paredes lança «Banco Local de Voluntariado», uma rede social de inter-ajuda (rede estruturada de base comunitária) que visa potenciar sinergias. «Não podemos ignorar que o Estado não pode despejar dinheiro nos problemas, e muitos dos nossos problemas são de acompanhamento, seja de natureza médica, educativa, cultural ou de combate à solidão. Um acompanhamento que só é viável se for a própria sociedade a envolver-se, a fazer parte desta responsabilização.» (JN, 10:XI:2010, p. 20)

Hospital de Braga – gestão “Grupo Mello” – «ondas de frio»

Portugal tem cerca de 28% de mortalidade p/ frio/inverno - (Espanha e Irlanda, 21%) – é a maior taxa europeia de mortes por baixas temperaturas. O Hospital de Braga (gestão Grupo Mello & “Programa de Educação para a Saúde”) ofereceu, durante uma campanha de sensibilização (denominada «ondas de frio»), mantinhas a idosas da UBATI (Universidade Bracarense de Autodidactas da Terceira Idade’). Antes destes, já a Associação de Reformados do Centro Histórico de Braga havia sido contemplada com igual iniciativa.

Hospedeiras solidárias – sex-charity

Notícia JN, 10:XI,p.25: «A Ryanair propõe-se «levar às nuvens» os clientes, mesmo que nunca cheguem a descolar. O novo calendário, que já vai na 4ª edição e cujos fundos revertem para uma instituição de solidariedade, agora posto à venda, conta pela primeira vez com a presença de duas hospedeiras portuguesas.»
Parece publicidade paga: «The girls of RYANAIR- cabin crew charity calendar-2011» - ‘girls’ bem descascadas… Pela aragem, pensei que, por engano, tinha entrado nas páginas de anúncios ‘Relax’ da revista ‘VIVA+’ do JN (10:XI:2010; nus de prostitutas e nus de travestis…). O que importa é que os lucros da venda do calendário-caritativo (que o ano passado gerou 400.000 euros de lucro) irão para uma instituição de caridade alemã – as 10 instituições portuguesas concorrentes ficaram de fora… Até aqui, meu deus! Até nisto perdemos para os alemães! Deus escreve direito por linhas tortas? Já não sei nada… [Meu deus: este tipo de linguagem jornalística: «A Ryanair propõe-se «levar às nuvens» os clientes, mesmo que nunca cheguem a descolar.» Quem é este jornalista, de nome Bernardo Pinheiro?]

CR9-doador

Cristiano Ronaldo decidiu que o valor das indemnizações, a receber, dos processos judiciais que venceu na Inglaterra contra ‘tablóides’ será doado a IPSS’s da ilha da Madeira.
Entretanto, o Real Madrid ofereceu, à escolha de cada um, um carro-brinde a cada jogador. Cristiano Ronaldo escolheu um Audi RS5 azul. Vai ficar, na garagem do ‘doador’, ao lado de um Porsche Cayenne, de um Audi R8, de um BMW M6 e X5, de um Porsche 911 Carrera Cabriolet, de um Rolls Royce Phantom Coupé, de um Aston Martin DB9 Volante e de um Bentley Continental GTC. José Mourinho recebeu um A7 Sportback, metalizado. Pepe e Ricardo Carvalho sintonizaram um pelo outro: cada um escolheu o modelo-Q7.

Quanto a ajudas, por hoje é melhor ficarmos por aqui… não acham?

Help me…

[Graça & Justiça para todos]