teologia para leigos

5 de dezembro de 2010

PRESERVATIVO & FÁTIMA

«Ministra quer posição mais clara da Igreja» - preservativo continua a ser meio essencial para prevenir vírus da sida.

«Fátima é actual e para os aflitos» - Santuário iniciou festejos do centenário das aparições.

No Ano em que se iniciam as comemorações do centenário das aparições de 1917, o cardeal patriarca de Lisboa garantiu que a mensagem de Fátima «não está esgotada» e que «é, certamente, uma mensagem para os que estão aflitos».
«As pessoas que andam mais aflitas não perdem nada em vir a Fátima e olhar para Nossa Senhora», disse. Segundo D. José Policarpo, «Fátima é um grande alerta» ocorrido num determinado momento da História, mas que «tem essa vitalidade de ser entendível noutros momentos da História». (…)
O cardeal admitiu que a Igreja «tem feito um caminho muito bonito de fidelidade à mensagem de Fátima», que «é muita rica e muito aberta a cada tempo e a cada circunstância». Porque «é uma proposta global num caminho muito simples, com uma linguagem que toda a gente percebe e que desencadeia atitudes mais do que ideias e é adaptável a todos os tempos», sustentou.
A ideia das comemorações, explica o bispo da diocese de Leiria-Fátima, «surgiu de um impulso» recebido aquando da visita do Papa a Portugal, em Maio último. Segundo D. António Marto, «Fátima é do género daquelas profecias cujo conteúdo nunca se esgota,…»…

A ministra da Saúde, Ana Jorge, defendeu a necessidade de a Igreja Católica «esclarecer a sua posição» quanto ao uso do preservativo, essencial para evitar a transmissão do vírus da sida, cujo Dia Mundial contra a doença se assinalou ontem [1 Dez.]. «Neste dia mundial, era importante que a Igreja esclarecesse qual a sua posição», disse Ana Jorge, na apresentação de um livro ‘Crónicas de um Vírus’, lançado pela Associação Abraço, em Lisboa. Citada pela Agência Lusa, acrescentou fazer «todo o sentido» que «todas as pessoas que são marcantes numa sociedade, como o líder da Igreja Católica», abordem o assunto. «Para isso é que se fazem estes dias – para chamar a atenção, para que as pessoas que são imagens públicas possam alertar a comunidade em geral para este problema», afirmou.

«… Fátima é do género daquelas profecias cujo conteúdo nunca se esgota, e que é preciso sempre actualizar o que tem a dizer em relação à vivência da fé no mundo de hoje». Para o reitor do Santuário, o centenário das aparições «é um momento histórico sem precedentes». O padre Virgílio Antunes admitiu que gostaria de voltar a ver o Papa em Fátima, 2017.

[fim de citação de 2 notícias no ‘Jornal de Notícias’, 02:XII:2010, pp. 39-40]

Podemos «esperar sentados», que se o Papa vier a Fátima não irá acrescentar nada mais ao que já disse sobre o uso do preservativo. [ver neste blog, JJ Tamayo]
Aliás, Fátima não é propriamente o lugar apropriado para o Papa falar de… ‘CONDONS’. Em Fátima há coisas muito mais celestiais que preservativos, ainda que alguns afirmem que «vão às nuvens» com a Mensagem de Fátima.

! FÁTIMA IMPULSIONA, os aflitos, PARA O ALTO !

 Fátima é um acontecimento histórico sem precedentes – só é lamentável é que uma Ministra não perceba… que Fátima NÃO É para os aflitos da sida. Fátima tem outras aflições. Os engulhos de Fátima passam por outros colectores.