teologia para leigos

29 de abril de 2012

FÉ E TRADIÇÕES POPULARES RELIGIOSAS

Açores: Fé impressiona cardeal William Levada

(Responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, refere-se aos abusos sexuais por parte de membros do clero como «um grande problema»)



Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres_Açores


Ponta Delgada, Açores, 28 Maio 2011 (Ecclesia) – O cardeal William Levada está impressionado com a fé dos açorianos no Senhor Santo Cristo, experiência que o ajuda na resolução dos problemas “difíceis” que tem de tratar no Vaticano, disse hoje à Agência ECCLESIA.



Cardeal William Levada, sj


Em Ponta Delgada, onde preside às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé disse estar a viver “dias cheios de devoção”, que não são só um “ato de fé”, mas “aumentam a fé”. “Rezar com estas pessoas e ver as belas cerimónias que acompanham esta devoção é verdadeiramente impressionante”, referiu o prelado, que neste domingo preside à missa e à procissão que percorre as ruas da principal cidade de S. Miguel.

Ecce Homo


Num santuário que evidencia a espiritualidade da paixão de Cristo, o cardeal norte-americano valoriza a celebração do sofrimento e da morte nas semanas que se seguem à Páscoa, quando os cristãos evocaram a ressurreição de Jesus e o fim de todas as provações. A celebração do “Ecce Homo” (“Eis o Homem”, Jesus sofredor exposto pelo governador romano Pôncio Pilatos para ser julgado pelo povo, de acordo com a Bíblia) constitui para o prelado uma afirmação da centralidade de Cristo e da necessidade da libertação. “Jesus é uma nova Páscoa e liberta das novas escravidões, do pecado e do egoísmo, o que impede de se abrir ao pleno amor de Deus e ao amor ao nosso próximo”, referiu.

Festas do Senhor Santo Cristo


O prelado considera que a devoção ao Senhor Santo Cristo torna “muito expressivo” e “muito visual” o cumprimento da promessa de que Jesus está presente entre os fiéis, o que “é muito belo neste tempo”.

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres_Açores


Há seis anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, William Levada, de 74 anos, disse que “foi fácil” suceder nesse cargo ao cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. A actividade da mais antiga congregação da Santa Sé, fundada em 1542, (até então denominada Santo Ofício ou Inquisição) é realizada sempre em sintonia com o Papa, com quem o prelado norte-americano se reúne “praticamente todas as semanas”. “Falamos do trabalho da congregação, ele dá-me indicações, agradece-me pelo trabalho feito. Trabalhando com ele, torna-se fácil esta sucessão”, referiu o cardeal, acrescentando que Bento XVI é sempre “cordialíssimo e justíssimo”. A atuação do dicastério, originalmente designado por Sagrada Congregação da Inquisição Romana e Universal, e que antes do actual nome foi denominado de Santo Ofício, tem duas finalidades: “tutelar a doutrina da fé” e “promover a fé”.

nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres_Açores


Se a primeira implica “chamar” alguns teólogos e pastores que possam distanciar-se do credo professado pela Igreja Católica,

Notificação da Congregação para a Doutrina da FÉ ao teólogo Jon Sobrino:

 a segunda (promover a fé) cumpre-se na participação em iniciativas como as festas do Senhor Santo Cristo.

“Quando se toma conhecimento de casos como é o dos abusos sexuais de menores por parte de membros do clero”, um “grande problema” que “a congregação está a tratar”, devem tomar-se “medidas justas”, salientou o prefeito. William Levada, cujos bisavôs eram naturais da ilha açoriana de S. Jorge, está pela segunda vez no arquipélago, onde há 25 anos participou na festa de Nossa Senhora das Angústias, na cidade da Horta (Faial). O programa das festas do Senhor Santo Cristo, que decorrem entre 24 de Maio e 4 de Junho, prevê para este sábado e domingo as principais celebrações religiosas, com milhares de peregrinos a prestar culto à imagem do Ecce Homo. [PR/RM]

in Agência Ecclesia.