teologia para leigos

10 de abril de 2012

CRER NO RESSUSCITADO

Mistério de Esperança

Júlio Resende

.Crer no Ressuscitado é resistir à ideia de que a nossa vida é apenas um parêntesis entre dois imensos vazios.
Apoiando-nos em Jesus ressuscitado por Deus, intuímos, desejamos e acreditamos que Deus conduz, à sua verdadeira plenitude, o anseio de vida, de justiça e de paz que habita o coração da Humanidade e o da criação inteira.

.Crer no Ressuscitado é rebelar-nos com todas as nossas forças para que essa imensa maioria de homens, mulheres e crianças, que nesta vida apenas conheceram miséria, humilhação e sofrimento, não caia definitivamente no esquecimento.

.Crer no Ressuscitado é confiar numa vida em que jamais haja pobreza, dor, pessoas tristes ou choro.
Veremos chegar finalmente à sua verdadeira pátria todos aqueles que sulcam os mares em frágeis botes.

.Crer no Ressuscitado é levarmos esperança a tantas pessoas sem saúde, doentes crónicos, incapacitados físicos e psíquicos, pessoas mergulhadas na depressão cansadas de viver e de lutar.
Um dia saberão o que é viver em paz e com saúde plena – esses ouvirão as palavras do Pai: «Entra para sempre no deleite do teu Senhor!»

.Crer no Ressuscitado é não nos resignarmos a que Deus se mantenha sempre um «Deus oculto», do qual nunca possamos conhecer o olhar, a ternura e os abraços.
Encontrá-lo-emos gloriosamente encarnado para sempre em Jesus.

.Crer no Ressuscitado é confiar que, os nossos esforços por um mundo mais humano e ditoso, não se perderão no nada.
Num felicitante dia, os últimos serão os primeiros e as prostitutas preceder-nos-ao no Reino.

.Crer no Ressuscitado é saber que tudo aquilo que deixamos a meio, tudo o que se tornou inviável, o que esmagamos − porque torpes ou pecadores − tudo isso alcançará, em Deus, sua plenitude.
Do que vivêramos no amor, nada se perderá, bem como nada daquilo a que renunciámos por amor.

.Crer no Ressuscitado é confiar que as horas alegres e as experiências amargas, as «marcas» que deixamos nas pessoas e nas coisas, tudo aquilo que construímos ou de que desfrutamos generosamente será transfigurado.
Jamais amizades incompletas, festa com hora para findar, despedidas tristes − Deus será tudo em todos.

.Crer no Ressuscitado é crer que um dia ouviremos estas incríveis palavras que o livro do Apocalipse coloca na boca de Deus: «Eu sou o princípio e o fim de tudo. Ao que tiver sede, de graça lhe darei de beber do manancial da vida.»
Findará a morte e o choro, não haverá mais gritos nem canseiras, pois tudo isso é passado.

J A Pagola