teologia para leigos

3 de novembro de 2013

ZAQUEU COMPREENDEU

A eficácia da Eucaristia
- Zaqueu, o que compreendeu…



Lucas 19: Zaqueu, cobrador de impostos - 1Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. 2Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. 3Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. 4Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. 5Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» 6Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. 7Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. 8Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» 9Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; 10pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido


(…)

Restam-me duas questões:

1.   Porque é que o evangelho associa «conversão» a problemas de dinheiro (acumulação, partilha, condenação do saque, etc.). Bem poderia ter posto Zaqueu a prometer, por exemplo, mortificações (de joelhos) como as que ainda vemos em Fátima, peregrinações a pé a Santiago de Compostela, frequência de Retiros Espirituais em casas de religiosos, a prática das primeiras sextas-feiras, adorações ao Santíssimo, a recitação de Terço, a encomenda de Missas, etc. Dinheiro, dinheiro, dinheiro: não há aqui uma espécie de obsessão? É que não é só aqui: é por todo o evangelho…


2.   «Raça de víboras, (…) não comeceis a dizer para convosco: ‘Nós temos Abraão como pai’; pois eu vos digo que Deus pode, destas pedras, suscitar filhos a Abraão.» (Lc 3:8) «”Em verdade vos digo: Não vos conheço.”» (Mt 25:12) «Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’ E, então, dir-lhes-ei: ‘Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’» (Mt 7:22-23) A Comunidade de Zaqueu não gostou nada que Jesus se tomasse de intimidades com um «pecador» daqueles, e, por fim, a desestabilizasse (v.9). A verdade seja dita: Zaqueu andava muito perdido… Convenhamos: um Deus assim − que passa a vida a tirar-nos o tapete − não é fácil. Porém, o Deus de Jesus parece querer revelar algo. Que quer Deus de mim, com este relato?

Recordemos, uma vez mais, as palavras de Jesus: (…)






pb\