teologia para leigos

16 de fevereiro de 2011

OS CRISTÃOS SÃO CHAMADOS A QUÊ? [PAGOLA]


«Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças.» [Mateus]


Muitos cristãos pensam estar a viver a fé com responsabilidade porque se preocupam com determinadas práticas religiosas e procuram ajustar o seu comportamento a algumas leis morais e algumas normas eclesiásticas.

De igual modo, muitas comunidades cristãs pensam estar a cumprir fielmente a sua missão porque se esforçam por oferecer serviços de catequese e de educação da fé, e se esforçam por celebrar com dignidade o culto cristão.

É isto o que Jesus queria pôr em marcha quando enviou os seus discípulos pelo mundo? É esta a vida que queria infundir no coração da história?

Temos necessidade de ouvir de novo as palavras de Jesus para redescobrir a verdadeira missão dos crentes no meio desta sociedade. Mateus recolhe, desta forma, o seu mandato: «Ide e proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».

A nossa primeira tarefa, também hoje, é proclamar que Deus está perto de nós, empenhado em salvar a felicidade da humanidade. Mas este anúncio de Deus salvador não se faz só através de discursos e de palavras sugestivas. Não se assegura só com catequese e aulas de religião. Jesus recorda-nos a maneira de proclamar Deus: trabalhar gratuitamente para infundir nos homens uma vida nova.

«Curar enfermos», isto é, libertar as pessoas de tudo o que lhes rouba vida e faz sofrer. Curar a alma e o corpo dos que se sentem destruídos pela dor e angustiados pela dureza desapiedada da vida diária.

«Ressuscitar os mortos», isto é, libertar as pessoas de tudo o que bloqueia as suas vidas e mata a sua esperança. Despertar de novo o amor à vida, à confiança em Deus, à vontade de luta e desejo de liberdade em tantos homens e mulheres em que a vida vai morrendo pouco a pouco.

«Limpar leprosos», isto é, limpar esta sociedade de tanta mentira, hipocrisia e convencionalismo. Ajudar as pessoas a viver com mais verdade, simplicidade e honradez.

«Expulsar demónios», isto é, libertar as pessoas de tantos ídolos que nos escravizam, nos possuem e pervertem a nossa convivência.



Onde se está a libertar as pessoas aí se está a anunciar Deus.

José Antonio Pagola

[Fotos: manifestação de iranianos no exílio, na cidade de Berlim, contra o regime ditatorial iraniano de Mahmoud Ahmadinejad e contra a pena de morte por apedrejamento, Outubro 2010]