teologia para leigos

10 de junho de 2013

«A CARNE DA POBREZA» [PAPA FRANCISCO]

O ''discurso-diálogo'' do Papa
aos estudantes de escolas jesuítas


Papa Francisco



Às 11h45min do dia 7 de junho, na Sala Paulo VI, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência os estudantes das escolas geridas pelos jesuítas na Itália e na Albânia, com os seus professores e seus pais. Também estavam presentes no encontro inúmeros ex-alunos, representantes dos movimentos juvenis inacianos e de paróquias ligadas aos jesuítas. Depois dos discursos de alguns educadores e alunos, o papa tomou a palavra e, no início da sua intervenção, ele disse que dava por lido o discurso por ele preparado e que o entregaria para a publicação; de sua parte, faria espontaneamente uma breve síntese dele e, depois, ouviria as perguntas dos jovens e dos educadores, de modo a tecer um diálogo com eles.

Publicamos a seguir o discurso preparado pelo Santo Padre, a síntese por ele feito de improviso durante o encontro e o diálogo, que se seguiu, mantendo a linguagem informal do momento. [O texto foi publicado no blog Cyberteologia, 08-06-2013.]

EIS O DISCURSO:





DIÁLOGO-IMPROVISO:


(…)

Santo Padre: Acima de tudo, gostaria de dizer uma coisa a todos vocês, jovens: não deixem que roubem a esperança de vocês! Por favor, não deixem que a roubem! E quem te rouba a esperança? O espírito do mundo, as riquezas, o espírito da vaidade, a soberba, o orgulho. Todas essas coisas te roubam a esperança. Onde eu encontro a esperança? Em Jesus pobre, Jesus que se fez pobre por nós.

E tu falaste em pobreza. A pobreza nos chama a semear esperança, para que eu também tenha mais esperança. Isso parece um pouco difícil de entender, mas eu lembro que o padre Arrupe, uma vez, escreveu uma carta boa aos Centros de pesquisas sociais, aos Centros sociais da Companhia. Ele falava de como se deve estudar o problema social. Mas, no fim, ele nos dizia, dizia a todos nós:

"- Vejam, não se pode falar de pobreza sem ter a experiência com os pobres". Tu falaste do convénio com o Quénia: a experiência com os pobres. Não se pode falar de pobreza, de pobreza abstracta, ela não existe! A pobreza é a carne de Jesus pobre, naquela criança que tem fome, naquela que está doente, naquelas estruturas sociais que são injustas. Ir, olhar lá a carne de Jesus. Mas não deixe que roubem a sua esperança pelo bem-estar, pelo espírito do bem-estar que, no fim, te leva a se tornar um nada na vida! Os jovens devem apostar nos altos ideais: esse é o conselho. Mas a esperança, onde a encontro? Na carne de Jesus sofredor e na verdadeira pobreza. Há uma ligação entre as duas. Obrigado.




- Agora dou a todos, a todos vocês, às suas famílias, a todos, a Bênção do Senhor.»




PAPA FRANCISCO
SALA PAULO VI, VATICANO, ROMA
7:JUNHO:2013


[pp. 8]