teologia para leigos

24 de março de 2011

MEDITAR SOBRE A FRAGILIDADE HUMANA - P. MIGUEL LAMET

MEDITAÇÃO SOBRE A FRAGILIDADE HUMANA


Chile 2010

“O coração do Rei é como água nas mãos do Senhor.

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha,
mas o Senhor é quem dá a vitória.” 
[Prov 21:1.31]


«Tal facto (o tsunami do japão) desperta uma enorme meditação sobre o homem e sobre a sua vida na terra. Fazemos viagens espaciais e conseguimos jubilar um Discovery, trazemos no bolso maravilhas tecnológicas de comunicação, conseguiremos, sem dúvida, obter novas fontes de energia e lutar contra doenças até agora incuráveis. Mas continuamos sendo um cisco de impotência poisado sobre este mundo quando ele se encabrita sob a forma de um tsunami, uma erupção vulcânica, um tufão, um tornado ou uma tempestade.» (…)
« Há saída?
A única saída é quebrar a cápsula, olhar de frente o olhar, descobrir a dimensão aparente da matéria, desvelar aqui e agora o nosso lado eterno, aprofundar o mistério não conceptualmente mas enternecidamente, graças a uma intuição que contemple o mundo a partir do alto e do profundo, como parte de um todo em transformação e não a partir do meu portfolio ridículo, da minha casa, do meu jardim, do meu escritório ou do meu calendário.
Há um Tsunami diário na fome que leva milhares de crianças no instante dum suspiro. Há um Tsunami de miséria, violência, guerra, exploração que a muitos tornaria a morte apetecível. São Tsunamis habituais que a ninguém ou a poucos desperta interesse, mas que fazem parte deste modo frágil e quebradiço tão próprio da nossa existência.
Um instinto de sobrevivência faz-nos pensar que nunca nos acontecerá a nós. Mas é chegada a hora de sempre permanecermos despertos, de ter a almotolia cheia e a lâmpada acesa caso o noivo surja. Sendo certo que, na verdade, a morte faz parte do filme e o noivo até já chegou.»


Pedro Miguel Lamet, 15-03-2011, blog: «El alegre cansancio»
(amavelmente cedido por Comunidade Cristã da Serra do Pilar)




«a prática da Justiça e da Equidade é mais agradável ao Senhor que a religião»
«os tesouros adquiridos nas jogadas financeiras são vaidade passageira e laço de morte»
[Prov. 21:3.6]


O Medo, sempre o Medo (do «fim do mundo» e outros)

ORAÇÃO DA MANHÃ

Salmo 131 (130)

Senhor, o meu coração não é ambicioso
nem os meus olhos são altivos
não corro atrás de grandezas
ou de coisas superiores a mim.
Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo.
Espero no Senhor,
desde agora e para sempre.