teologia para leigos

31 de agosto de 2013

ORAÇÃO - MODELO, SIGNIFICADO E FUNÇÃO [J LAGUNA]

E se Deus não fosse perfeito?
por uma espiritualidade simpática





1.   Diz-me com que Deus andas e dir-te-ei como rezas e vives

«Põe-te numa posição cómoda. Relaxa-te. Esvazia a tua mente. Desliga as tensões e, lentamente, enche-te de paz interior. Deixa-te inundar da paz de Deus. Sente-te acolhido por Deus, descansa no Seu colo…».

Frequentemente, os métodos de oração, que enchem as prateleiras das livrarias religiosas, limitam-se ao ensino de técnicas corporais e psicológicas de pacificação e de unificação interiores, evitando a mais pequena reflexão teológica sobre o Absoluto, a quem se dirige dita oração.

Por trás desta redução da espiritualidade a um mero problema “técnico” está a convicção de que os que oram dentro da mesma tradição religiosa partilham uma única compreensão de Deus: acaso não o nomeiam, todos, do mesmo modo?

A intuição que anima estas linhas parte da suspeita de que, ainda que coincidamos no mesmo vocabulário quando nos referimos à divindade, pode acontecer que no sótão das nossas crenças mais profundas estejamos a nomear e a adorar deuses diferentes. Este interrogar a qualidade da nossa linguagem teológica não passaria duma questão supérflua se não estivéssemos convencidos de que uma errada compreensão de Deus n’Aquele em quem cremos tem consequências desastrosas, não apenas para o nosso modo de orar, mas também para a nossa maneira de viver e, em última análise, para o nosso compromisso cristão com a sorte ou com o infortúnio dos mais desfavorecidos: diz-me com que Deus andas…

Os métodos de oração não são neutros: todos pressupõem uma pré-compreensão da divindade. Pior: não raro, o deus a que se reza corresponde a uma projecção inconsciente do próprio modo de orar. Por exemplo, os sistemas de inspiração oriental não apenas nos oferecem valiosas técnicas de relaxamento profundo, de silêncio do coração, de harmonia, de desprendimento face à realidade, etc., mas também toda uma cosmovisão religiosa que inclui a afirmação de um Deus desligado da realidade, garante da harmonia, silencioso e situado para lá de qualquer sensibilidade.

Não pomos em questão os benefícios com que a sabedoria oriental enriquece a nossa stressada cultura nem a sua inegável revalorização dos aspectos passivos e receptivos da experiência espiritual, os quais, ainda que presentes nas nossas grandes escolas místicas, foram sepultados sob o gelo de uma religião excessivamente doutrinal e moralista. Pois bem, admitindo todos estes aspectos positivos, devemos perguntar-nos pelo «rosto do deus oriental» para que não caiamos em espiritualidades perversas que podem consagrar, para sempre, estruturas sociais injustas. Nada temos contra a procura da harmonia interior como meio para nos relacionarmos com um Absoluto “harmonioso”: a espiritualidade cristã admite, sem problemas de maior, a “harmonia” como um atributo de Deus. No entanto, quando, nas culturas como a hindu, essa harmonia cósmico-social pressupõe a imutabilidade, quer da ordem natural, quer da ordem social, então, ela pode acabar por legitimar o sanguinário sistema de castas como se fosse a concretização terrena da harmonia divina. É em situações como esta que a reflexão teológica, como “discurso sobre Deus”, adquire a sua verdadeira dimensão.

A teologia num mundo onde são cada vez mais os homens e as mulheres que se preocupam em alimentar a dimensão espiritual das suas vidas não é um jogo especulativo para espíritos ociosos, mas uma responsabilidade exigida por milhões de “intocáveis”, os quais, por todo o planeta, se interrogam por que é que a sua sorte de deserdados parece não sofrer mudança alguma, apesar de tanto exercício de espiritualidade.

Só perguntando-nos pelos fundamentos teológicos da nossa espiritualidade é que poderemos evitar os perigos de místicas desencarnadas que alienam as pessoas e as introduzem em paraísos de papel, que convertem as nossas orações numa ofensa àqueles irmãos para quem sobreviver dia após dia constitui a sua maior aventura.


2.   Sede perfeitos como Deus é perfeito?

O evangelista Mateus di-lo claramente: «Sede perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito» (Mt 5:48). Nesta frase condensa-se a meta de qualquer espiritualidade que não busca mais nada que não seja tornar-nos íntimos do Absoluto a quem oramos.

Porém, em que consiste a Perfeição divina? E porquê o nosso empenho em questionar tal perfeição? Vamos por partes.

Ao rodear o imperativo mateano […]


José Laguna, músico e teólogo
CiJBarcelona

[25 pp.]