teologia para leigos

21 de maio de 2013

«POBRES DE ESPÍRITO» [G. GUTIÉRREZ]

Viver as Bem-aventuranças




A ética do Reino

As bem-aventuranças de Mateus constituem a Magna Carta da Igreja, dos discípulos de Jesus. Seguir os seus passos exprime-se em gestos para com o próximo em obras de vida, em particular para com o pobre. Nelas, o amor a Deus e o amor ao próximo entrelaçam-se, reivindicando-se mutuamente um ao outro. Só conseguiremos responder à pergunta ‘Onde está Deus?’ quando formos capazes de responder à interpelação do Senhor: ‘Onde está o teu irmão?’ (Gn 4:9). Deste modo fazemos com que o Reino venha, com que o kairós chegue, como resultado do livre acolhimento do dom de Deus. Agindo «como homens livres» (1Pe 2:16), a partir do nosso comportamento «esperamos e antecipamos a vinda de Deus» (2Pe 3:12).

Diante do primeiro sermão de Pedro após o Pentecostes centrado na morte e na ressurreição do Senhor, os ouvintes espontaneamente perguntaram: «Que temos que fazer, irmãos?» Pedro respondeu: «Convertei-vos» (Act 2:37-38). Os evangelhos trazem-nos essa exigência desde o primeiro momento do anúncio do Reino.

O discipulado é o tema central de muitos dos gestos e de muitas palavras de Jesus no Evangelho de Mateus. Esta característica do seu evangelho é central para entender o sentido da sua versão das bem-aventuranças (Mt 5:3-10). O que a distingue da versão de Lucas (6:20-26) considerada pelos estudiosos como a versão mais próxima de Jesus é comummente atribuída à intenção de Mateus em «espiritualizar» as bem-aventuranças, no sentido de converter em disposições puramente interiores e desencarnadas aquilo que em Lucas fora uma expressão concreta e histórica da vinda do Messias.

Não creio que isso seja verdadeiro. Entre outras razões, porque é inegável que o Evangelho de Mateus insiste particularmente na (…).

Gustavo Gutiérrez, op

[pp. 12]