teologia para leigos

23 de abril de 2013

RESSURREIÇÃO: O QUE É? [JON SOBRINO]

«O ressuscitado é o crucificado»
Leitura da ressurreição de Jesus a partir dos crucificados do mundo


25 de ABRIL  [ilustração de José Emídio]


Este número monográfico é dedicado à ressurreição de Jesus como acontecimento e como verdade fundamental para a fé cristã. Queremos recordar, neste breve artigo, uma outra verdade não menos fundamental para a fé: aquela que afirma que o ressuscitado não é outro senão Jesus de Nazaré crucificado. Não nos move nenhum a priori dolorista como se na fé fosse proibido qualquer instante de gozo e de esperança. Muito menos nos move nenhum a priori dialéctico sem o qual não fosse possível qualquer conceptualização na reflexão teológica. Move-nos, sim, uma dupla honestidade: por um lado, honestidade diante dos relatos do Novo Testamento e, por outro, honestidade face à realidade de milhões de homens e mulheres.

Com a primeira afirmação acerca da honestidade queremos dizer que é preciso lembrar que o ressuscitado é o crucificado pela simples razão de que isso é verdade e porque foi assim e não doutra forma qualquer , que foi apresentada a ressurreição de Jesus no Novo Testamento. Esta, além do mais, não é uma verdade fáctica da qual se deva dar notícia como se se tratasse apenas de mais um aspecto do mistério pascal; bem pelo contrário, é uma verdade que fundamenta a realidade da ressurreição e, por conseguinte, fundamenta a interpretação teológica dela mesma.

Com a segunda afirmação, queremos dizer que na humanidade actual e, concretamente, onde o autor escreve existem muitos homens e mulheres, povos inteiros, que estão crucificados. Esta situação maioritária da humanidade faz da memória do crucificado algo co-natural, e exige essa mesma memória, a fim de que a ressurreição de Jesus seja uma boa notícia concreta e cristã e não uma mera abstracção ou um idealismo. Por outro lado, são esses crucificados da história os que oferecem a óptica privilegiada para captar cristãmente a ressurreição de Jesus e para a tornar cristãmente presente. Será isso que, já a seguir, vamos tentar fazer: concretizar cristãmente alguns aspectos da ressurreição de Jesus a partir da sua realidade de crucificado, o qual, por sua vez, é melhor apreensível a partir dos crucificados da história.



Jon Sobrino, sj

 [13 pps.]



OUTROS LINKS:

PAGOLA

BOFF

QUEIRUGA

FAUS



«RESSUSCITOU» - ANTOLOGIA [PARÓQUIA DE VALONGO, pb]

«A RESSURREIÇÃO. QUE QUER DIZER “RESSUSCITAR DOS MORTOS”?», A. TORRES QUEIRUGA
[in “Quem foi, quem é Jesus Cristo?”, org. Anselmo Borges, Ed. Gradiva, pág. 257, 2ª Ed., Nov 2012]