teologia para leigos

3 de maio de 2014

FAMÍLIA CRISTÃ [L. BOFF]

A família entre utopia e realidade:
- uma reflexão teológica







«(..) Quando confrontamos, entretanto, a família humana com a Família divina que é a SS. Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo e a sagrada família de Nazaré, de Jesus, Maria e José, estas contradições que referimos saltam aos olhos. O risco é a produção de um discurso paralelo: exaltar, por um lado, as excelências da Família Divina e da Sagrada Família de Nazaré e apontar e, por outro, as mazelas da família humana, sem um real confronto entre elas.








«Outro risco, mais frequente na produção escrita e falada dos cristãos é apresentar, por cima das cabeças, a utopia cristã da família, sem tomar a sério os desafios que vêm da família actual, sob a pressão violenta de transformações de toda ordem que ocorrem na sociedade, nas formas dos relacionamentos humanos e de coabitação entre pessoas que querem viver juntas. O discurso cristão, então, soa irrealista, sem responder às demandas reais dos cristãos.






«A nossa reflexão procura manter a dialéctica entre o utópico e o real contraditório. Partiremos dos desafios do real para, então, confrontá-lo com o utópico. Desta forma, esperamos fazer justiça às duas dimensões e estaremos em condições de criar espaço para inspirações que incentivam a criatividade face à realidade histórico-social que somos obrigados a sofrer e a viver. (…)»

L. Boff
[contribuição para o Inquérito Papal, antes do Sínodo dos Bispos_2014, sobre A FAMÍLIA]




[Ilustração a partir de «UM LIVRO PARA TODOS OS DIAS», Ed. Planeta Tangerina, ISBN 972-99410-0-9; Tlf.: 214 680 844; e-mail: p.tangerina@netcabo.pt]