teologia para leigos

17 de janeiro de 2014

IGREJA - SACRAMENTO UNIVERSAL [CASTILLO]

«A Igreja, sacramento universal de salvação»






[...] Sempre se disse que a Igreja carece sempre de reforma (ecclesia semper reformanda), mas a experiência histórica ensina-nos que tal necessidade de reforma sempre foi colocada mais frequentemente do lado da conversão pessoal dos cristãos que do lado da renovação e da mudança das estruturas organizativas da própria Igreja. Não se pretende realizar, aqui, nenhuma disjuntiva: optar por um dos lados contra o outro. É claro que ambas as reformas são necessárias. Importa perceber que, quando todos os problemas da Igreja são focados na conversão dos indivíduos, está-se, com isso, a querer dizer que o centro das preocupações da Igreja tem a ver com a conversão do pecado e com a santidade dos seus membros. Não se discute que a Igreja se tenha ou não de preocupar com isso e interessar-se por tal. Porém, se a igreja se ficar apenas ou principalmente por aí corre o risco de incorrer no erro que a ela e a inúmeros povos e culturas custou bem caro, sobretudo naqueles onde ela se implantou. Tal erro tem a ver com colocar o “pecado” que ofende a Deus acima, em maior destaque, e em segundo plano o problema do “sofrimento”, que torna os homens desgraçados. É evidente que, quando falamos de conversão e de santidade, estamo-nos a referir ao problema do pecado e à questão das ofensas a Deus.

Ora bem, uma Igreja centrada nesse ponto é uma Igreja que se centra e concentra na administração dos sacramentos, pois é para isso que existem os sacramentos, do baptismo (“para o perdão dos pecados”) até à eucaristia, na qual recebemos o corpo (“que se entregou por vós”) e o sangue (“que foi derramado para o perdão dos pecados”). Donde que, a partir desta mentalidade, todo o sistema sacramental da Igreja esteja pensado e organizado para resolver o problema do pecado, e não para humanizar este nosso mundo e para aliviar a dor humana: o baptismo, para nos limpar do pecado original e para nos conceder a graça que nos santifica; a confirmação para complementar o compromisso baptismal naquela mesma direcção; a penitência como o sacramento específico e próprio para perdoar os pecados; a eucaristia para nos unir ao sacrifício de Cristo, que morreu pelos nossos pecados; a unção dos enfermos, por mais que se diga que é para dar vida e saúde, de facto, é um sacramento que se administra aos moribundos para que Deus lhes perdoe os pecados que ficaram por perdoar mediante o sacramento da penitência; o matrimónio como sacramento a partir do qual as pessoas podem exprimir o seu amor sem pecar; a ordem sacerdotal como o sacramento que confere o poder de consagrar a eucaristia e o poder de perdoar sacramentalmente os pecados, tal como o diz o Canon número um da secção XXIII de Trento (DS 1771). A partir desta mais que resumida enumeração dos sacramentos da Igreja, qualquer pessoa se apercebe da centralidade avassaladora que o tema do pecado tem na teologia sacramental da Igreja.

Ora, se os sacramentos da Igreja estão concebidos assim e são administrados pastoralmente a partir de tal mentalidade, é a prova mais que evidente que a Igreja está presente neste mundo como a instituição que possui a função e a missão de gerir e resolver o problema do pecado, problema – o pecado – que os dirigentes eclesiásticos trataram de empalavrar e apresentar de forma tão desproporcionada que, para evitar pecados ou para os perdoar quando já cometidos, essa Igreja muitas vezes não tenha hesitado em causar sofrimentos indescritíveis a pessoas e grupos inteiros neste mundo. As consequências desta teologia, para a Igreja, foram destruidoras: (…)


A razão de ser deste protagonismo das práticas sacramentais na reforma da Igreja reside no facto de, como sabemos, os sacramentos serem, nos momentos mais marcantes da vida, a manifestação do sacramento primordial que a própria Igreja é. O que quer dizer que a crise das práticas sacramentais é, em última análise, a manifestação mais visível da crise da Igreja na sua totalidade. Por outro lado, importa não esquecer que os sacramentos (e a forma concreta de os celebrar) são a dimensão mais imediatamente visível da Igreja. De um modo geral, o povo cristão não tem ao seu alcance o conhecimento dos complicados estudos e análises teológicas da Igreja. O que o povo vê e ouve são baptizados, missas, confissões, casamentos e ordenações sacerdotais. É assim que se torna presente (ou ausente) a Igreja, para a maioria da população cristã. Donde, a importância determinante de uma renovação e duma actualização de tais celebrações, se se quiser conseguir uma reforma a profunda da Igreja.

Concretizando mais. É urgente que os sacramentos deixem de ser meros actos sociais, como de facto o são para a maioria dos cidadãos. Isto é mais que claro, especialmente em determinados sacramentos, como é o caso dos baptizados, das comunhões e dos casamentos. (…)


José M. Castillo Sánchez