teologia para leigos

5 de abril de 2018

A CRISTOLOGIA DE JON SOBRINO [JULIO LOIS]



Nos três últimos dias de Outubro realizaram-se umas jornadas organizadas pelo Instituto Diocesano de Teologia e Pastoral (IDTP), de Bilbao, subordinadas ao título «Questões actuais de cristologia», cujo objectivo principal era apresentar três esquemas cristológicos. No dia 29, José Antonio Pagola introduziu-nos no Jesus histórico. No dia 30, Jesús Martinez Gordo e Dom Ricardo Blázquez, bispo de Bilbao, apresentaram o pensamento cristológico do Papa Bento XVI.


Jon Sobrino sj


Por fim, no dia 31 de Outubro, Julio Lois, cuja conferência publicamos agora, ofereceu-nos as chaves da cristologia de Jon Sobrino, temática sobre a qual versam algumas das obras mais importantes do teólogo, e numerosos artigos seus.

Descobrimos a cristologia de Jon Sobrino como uma excelente expressão do legítimo pluralismo quanto à interpretação do "acontecimento–Jesus" e reconhecemos a sua importância e o seu significado para o momento histórico presente. Julio Lois termina a apresentação convidando-nos a fazer nossa a preocupação evangélica para com as vítimas expressa em toda a obra do autor estudado.

Ainda que Lois faça referência à "Notificação da Congregação para a Doutrina da Fé",[1] a sua pretensão é, sobretudo, apresentar, perante não especialistas, os principais elementos da construção teológica do teólogo de Bilbao.


Javier Oñate Landa
Director do IDTP







[1] «Notificação sobre as obras de Jon Sobrino», CDF (presidente: card. Joseph Ratzinger):
«Nota Explicativa» (J. Ratzinger):
«Uma cristologia que incomoda», pelo teólogo das religiões na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG, Brasil), Faustino Teixeira: